Credo Apostólico

Este credo é chamado apostólico, não porque foi escrito pelos apóstolos, mas porque contém a doutrina que eles ensinavam. Este credo é muito antigo e passou por várias modificações. A sua forma atual data do século V.

01. Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra;
02. e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;
03. que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria;
04. padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno;
05. no terceiro dia ressurgiu dos mortos;
06. subiu ao céu e esta sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso;
07. donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
08. Creio no Espírito Santo;
09. na santa igreja universal de Cristo, a comunhão dos santos;
10. na remissão dos pecados;
11. na ressurreição da carne
12. e na vida eterna. Amém.

Credos Ecumênicos